sábado, 5 de novembro de 2011

À moda, um basta

Será que ninguém percebe que estão fazendo com o cigarro o que fizeram com a maconha?

Sou totalmente a favor da proibição do cigarro em ambientes públicos fechados, porque acredito que a escolha da fumaça é pessoal e nós fumantes tiramos essa escolha quando acendemos o dito cujo num local sem ventilação.Agora, justamente por achar isso, acredito que todo esse bombardeio é uma caça às bruxas e o primeiro passo para acabar com a opção de fumo.

Qualquer tipo de fumo. Isso é retrocesso. Proibiram a maconha por um motivo qualquer e hoje ela é demônio para várias pessoas. Foi mostrado que seu uso de forma moderada é tão nocivo quanto qualquer outro hábito que a humanidade adotou e que, ainda assim, tem seus benefícios. Para mim o tabaco é igual: se não fossem os agentes químicos que as empresas botam para viciar o usuário, o tabaco(usado moderadamente) é tão nocivo quanto qualquer outra prática do seu dia. Ninguém faz campanha para as empresas de ônibus consertarem os veículos que soltam tanto gás poluente quanto os fumantes, não vejo ninguém preocupado com a precariedade da exaustão de fumaça dos restaurantes. Por que o tabaco?

Não achem que eu sou lobista das empresas de fumo, porque também não sou a favor delas. Consumo o produto delas, mas se tivesse opção, não consumiria. Meu objetivo não é incentivar o uso do tabaco, porque sei que faz mal, mas sei também que o problema é de quem usa – no caso, problema meu. A campanha não deveria ser de combate ao fumo, mas de educação do fumante. Por favor, ensinem a gente a fabricar nosso tabaco a partir de folhas secas e puras; ensine os fumantes a fumar em ambientes ventilados e olhar ao redor garantindo que a fumaça não está incomodando; ensine as pessoas a respeitarem o próximo sob qualquer circunstância. Respeitar não é tornar todos iguais, mas saber conviver como iguais.

2 comentários:

  1. " Por favor, ensinem a gente a fabricar nosso tabaco a partir de folhas secas e puras; ensine os fumantes a fumar em ambientes ventilados e olhar ao redor garantindo que a fumaça não está incomodando; ensine as pessoas a respeitarem o próximo sob qualquer circunstância."

    Dudu, acredito que "estar incomodando" para você é muito diferente do que é para algumas outras pessoas. Isso é relativo. A "proibição" garante que ninguém será incomodado. Acho também que o fato de existir poluição e qualquer tipo de coisa negativa não é argumento para a existência de outra... menos cigarro no mundo é menos um problema no mundo. E te garanto que existe muita gente lutando contra a fumaça de ônibus e etc.

    O que compreendi, penso, é que ninguém financia outras campanhas muito mais importantes, como a preservação ambiental, a educação, o basta na corrupção. Tô morando no ES e houve aqui uma campanha nojenta contra a divisão dos royalties do petróleo, financiada pelo governo, por estarem mexendo com o dinheiro da corrupção. A um mês atras agrediram os estudantes que lutavam por transporte público de qualidade, num movimento muito parecido com o que o estado quis fazer depois.

    Quer dizer, só fazem esse estardalhaço com o que não os fere. Mas tá certo agente desvalorizar a campanha contra o cigarro por conta disso? Acho que tá certo, o fumante deve parar de fumar, e, entre outras coisas, se livrar de todos os hábitos nocivos, ou pelo menos os mais... todos devemos. Teu argumento de que deve-se educar o fumante também é muito válido. Mas acredito que melhor ainda, quando possível, é parar completamente, não?

    Dudu, gosto muito de tua música.
    Um Abração.

    ResponderExcluir
  2. ei! a discussão que aconteceu pelo facebook me fez repensar sobre algumas questões ee reafirmar outras escritas! que o melhor para alguns é que todos parem de fumar, eu concordo. talvez para a maioria. mas eu acho muito passivo achar que o cigarro é um simples vício e que as pessoas não gostam de fumar. o que eu defendo é a escolha, para os 2 lados.

    ei, ouviu minha música aonde?
    abraço!

    ResponderExcluir